JARDINAGEM

domingo, 8 de abril de 2012

AS DRACENAS PEDEM MUITO POUCO PARA VIVER

As dracenas são ornamentais e resistentes. Não fazem muitas exigências quanto ao solo, luminosidade e grau de umidade. E existem em inúmeros tipos.
As folhas de quase todas têm variados tons de verde, às vezes são listradas de amarelo ou branco, outras tricolores (listras avermelhadas e verdes). O comprimento varia entre 30 a 50 cm, os caules são eretos ou sinuosos, dependendo da variedade.
A maioria se adapta a ambientes interiores. Com mínimos cuidados, quase todos sobrevivem a luminosidade protegida à luz direta do sol,que causa ressecamento às folhas expostas.Uma das usadas em ornamentação é o Pau-d'Água,que tanto se desenvolve na terra como na água.Enraíza facilmente.
BANHO DE SABÃO:
Quando plantá-la em vasos com terra, use a mistura clássica: partes iguais de areia, composto orgânico e terra de jardim, regue constantemente, mas sem exageros, e de vez em quando dê um banho na planta toda. As vezes, limpe as folhas para evitar a presença de pulgões.
A dracena listrada, com caule eretos e delicados, folhas verdes e amarelo ou verde e branco, é mais indicada para vasos com terra.
A dracena margarita, com folhas finas, em forma de lanças, de um verde seco e margens marrom escuro, é o ideal para a formação de vasos de interiores, grandes ou pequenos, e oferecem um visual bem diferente das duas primeiras. Também dá ótimos resultados na água- nesse caso, não esqueça de fixar os caules com pedras. Não se deve trocar a água, mas repô-la.
O adubo apropriado é o à base de nitrogênio (exemplo:N-20,P-5,K-5), aplicado de 6 em 6 meses.
Cotra pragas, principalmente pulgões, nada melhor do que um banho com água e sabão em pó, de boa qualidade, na proporção de uma colher para cada 5 litros de água. Não esqueça de enxaguar bem a planta depois de 10 minutos da aplicação, que deve ser repetida de 10 em 10 dias, até exterminar a praga.
IMPORTANTE:Evite vaso ou outros recipientes de material oxidável- ferro, cobre, latão.
Os transparentes- vidros é ótimo- oferecem grandes possibilidades de ornamentação, pois deixam à vista as raízes, que também oferecem um belo visual.
OBSERVAÇÃO:hoje devemos tomar muito cuidado com estes tipos de arranjos em água por causa da dengue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário