JARDINAGEM

domingo, 8 de abril de 2012

MARANTA CONTINUAÇÃO

TROPICAIS, AS MARANTAS SE DÃO BEM ENTRE NÓS. pOR ISSO, NÃO EXIGEM CUIDADOS. PODEM SER CULTIVADAS DENTRO E FORA DE CASA. e O MAIS IMPORTANTE: SÃO LINDAS.
VEJA COMO É IMPORTANTE FAZER O REPLANTIO.
Com o passar do tempo, as marantas vão ficando cada vez mais densas e acabam competindo, uma com a outra, pelos nutrientes do solo.
E todas perdem. Resultado: a folhagem irá perdendo a sua exuberância e as folhas começarão a definhar, até ficarem bem mirradinhas, inclusive as que forem nascendo. Então, chegou o momento de dividir as touceiras das plantas. O primeiro passo é separar as mudas.
Mas.. Como fazer isso?
É bem fácil. As mudas se identificam pela touceira formada por tufos de folhas, cujas folhinhas centrais se apresentam enroladinhas.(Aliás, as folhas das marantas se caracterizam por serem enroladas como tubinhos, abrindo-se aos poucos).Como você deve proceder?
Faça assim: separe as mudas,conservando um pouco do caule (rizoma) e das raízes de cada uma. Depois replante-as imediatamente, obedecendo ao espaçamento que nós já indicamos, de acordo com o seu porte. Esta operação deve ser realizada a cada três anos nas plantas maiores e dois anos nas médias ou menores. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você "salva" as plantas mais antigas, também garante uma bela reprodução.
Em se tratando de vasos ornamentais, é possível fazer variadas e atraentes combinações das marantas com, principalmente, as graciosas chefleras, os guaimbés ( que também são conhecidos como costelas-de-adão), as delicadas dracenas, as suaves palmeirinhas e a agreste samambaia-xaxim.Você vai ver: Os arranjos vão ficar magníficos dentro da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário